NOVELA É COISA PRA MULHER?
Por acaso você, leitor(a) já teve de ouvir essa “máxima”? Será mesmo que novela é realmente coisa pra mulher? Mauro Alencar (com)prova que não. Doutor
Muitos dos espectadores – que já leram a obra – ficam decepcionados (ou não) com o resultado daquilo que vêem nas telonas, afinal, nada pode ser comparável à forma como cada leitor imaginou a trama, cada local, cada personagem, cada mínimo detalhe do romance.
Desta vez, o convite que faço aos leitores, que ainda não se aventuram com as histórias de Harry Potter e seus amigos, é começar a ler Harry Potter e a Pedra Filosofal, publicada por Rowling em 1997. Convido vocês não apenas por ser este o começo de toda a saga do bruxo, mas de uma história surpreendente a cada capítulo, a cada obra, capaz de puxar “pelo pé” os leitores mais atentos e desconfiados.
Harry Potter é um menino de 11 anos que sofre nas mãos dos tios prepotentes, Petúnia e Válter, e do primo mimado, Duda, que o provoca sempre que possível; os três são capazes de transformar a vida do garoto num verdadeiro calvário. Tudo mudaria quando ele começa a receber, a contragosto dos tios, cartas de Hogwarts, uma escola de magia e bruxaria, a ponto de Valter fugir com a família para se ver livre das insistentes correspondências.
Mas Rúbeo Hagrid, o guarda-caças de Hogwarts, resolve buscar Harry Potter no dia do aniversário do menino, dando-lhe um “presente” inesperado: a entrada na escola de magia e bruxaria, que mudaria para sempre sua vida. Descobrindo as verdadeiras razões da morte de seus pais – o assassinato por Lord Voldemort (comumente chamado de “Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado” ou “Você-Sabe-Quem”), um poderoso e maligno feiticeiro que teria desaparecido – como seus fiéis seguidores – após tentar matar Harry Potter, “o menino que sobreviveu” ao mais terrível feitiço de todos.
No mundo dos bruxos, Harry descobre que é praticamente uma celebridade, e que deve escolher quem pode ou não ficar a seu lado. Em Hogwarts, os alunos são chamados por um bem-humorado Chapéu Seleter para que, segundo suas personalidades, vão para uma das seguintes “casas” (uma espécie de fraternidade): Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-Lufa.
Com os novos amigos, o estabanado Rony e a inteligentíssima Hermione, tentará descobrir onde está a Pedra Filosofal, capaz de dar a vida eterna para quem se apossar dela, e se Voldemort está – ou não – próximo a Hogwarts ou dentro dos terrenos da escola para conseguir a Pedra Filosofal, bem como encontrá-lo e destruí-lo definitivamente.
E isto é apenas o início, pois muitas outras aventuras e incríveis descobertas esperam por Harry Potter e seus amigos nas próximas obras, para que ele descubra seu passado e o passado de seu maior inimigo, Voldemort.
Ótima leitura!
Sempre lembre-se que, antes de procurar uma livraria próxima de você, corra atrás de uma biblioteca perto de sua casa, onde você certamente encontrará livros como os de “Harry Potter” e muitos outros sobre magia e bruxaria.
Este é realmente um livro chocante, talvez pelo fato de toda a sua trama ter sido retirada da realidade, e não apenas da inspiração de um escritor, e pelo fato de que apenas alguns fatos narrados pelo adolescente foram autorizados, por sua família, a fazer parte da obra de Júlio Emílio Braz. Mas vale a pena lê-lo, para conhecer um garoto que não teve vergonha de guardar em seu íntimo aquilo que sentia e que pensava, e que mostrou que, como eternos adolescentes sempre descobrindo a vida, não estamos sozinhos nessa deliciosa e amarga fase de nossas jornadas.
ACIMA DE TUDO, SENHORA DE SI MESMA
Disposta a se vingar do homem que mais amou em sua vida, por ter sido largada, como ela mesma diz a ele, não por amor, mas por dinheiro – seria preterida por Adelaide Amaral, ou melhor, por um dote (um costume da época – toda moça solteira deveria casar-se “levando” ao futuro marido um dote, ou em bens ou em dinheiro) de 30 contos de réis, altíssimo. Aurélia decide fazer uma nova “proposta”: 100 contos de réis, na condição de que, se Fernando aceitasse o “negócio”, não conheceria a noiva de prontidão. Quando se depara novamente com Aurélia, o moço fica radiante; mas ela, na noite de núpcias, o humilha, envergonhando-o diante de si mesmo.
Dali em diante, o amor dos dois se transforma numa verdadeira cena de teatro: para a sociedade, um casal feliz; em sua própria casa, duas pessoas que se detestavam e que nutriam, mutuamente, um ódio aparentemente inabalável.
Para descobrir o fim desta explosiva história de amor e ódio, que condena os casamentos baseados no interesse e não na felicidade e na cumplicidade do casal, não deixe de ler Senhora. Basta ler poucas páginas para perceber que, isolada das descrições grandiosas e idealizadoras do Romantismo, Aurélia Camargo ainda permanece viva – e como – na sociedade atual.
Ótima leitura!
Por Leandro Ricetto, Estudante de Letras da USP e enlouquecido pelas palavras...
CONFISSÕES DA ALMA ALHEIA PARA A NOSSA ALMA
Você já experimentou, alguma vez, ler um livro de poesia? É realmente uma experiência fantástica: já pensou descobrir segredos guardados lá no fundo da alma do escritor, e descobrir que, muitas vezes, pode ser algo que só você pensava que desconfiava ou sabia? Por isso, vocês certamente gostarão de conhecer um poeta gaúcho chamado Mario Quintana, encantador!
Em "Prosa e verso", publicada pela Editora Globo, há uma colêtanea de textos (tanto poemas como pequenos textos em prosa poética ou que se assemelham a pequenas crônicas) de diversas obras deste brilhante autor.
O aproveitamento da vida, considerações sobre as estações do ano e sobre as pessoas, a paixão, o amor, a amizade e o ódio, e até a presença da morte e do sombrio são alguns dos temas abordados em suas deliciosas palavras.
Só pra que vocês percebam a simplicidade e a profundidade de seus poemas, aqui vai um deles:
"POEMINHA DO CONTRA
Todos esses que aí estão
atravancando meu caminho
eles passarão...
eu passarinho!"
Corra já pra biblioteca (ou se preferir, para a livraria), e ótima leitura!
Por Leandro Ricetto - Estudante de Letras da USP e amante das letras!
O QUE SERÁ QUE VEM DEPOIS DO FIM?
Você certamente já deve ter lido ou ouvido contos de fada. Sempre as princesas e seus príncipes terminavam felizes para sempre em seus reinos distantes. Mas será que tudo realme nte acaba assim, como se nada mais pudesse acontecer? É isso que Pedro Bandeira vai mostrar pra nós em "O Fantástico Mistério de Feiurinha", da Editora FTD: todas as princesas conhecidas dos contos de fada, como Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida, e até Chapeuzinho Vermelho - a única solteira - decidem procurar o escritor Pedro Bandeira.
Afinal, a princesa Feiurinha havia sumido há muito tempo; suas amigas dos outros contos de fada temiam que acontecesse com elas o que estaria acontecendo com Feiruinha: sua história já não era mais conhecida - e as princesas precisavam urgentemente de um escritor para registrá-la.
Quem será Feiurinha? Sua história será mesmo resgatada? Quem poderá ajudá-las? Apenas Pedro Bandeira?
Esses e outros mistérios você só poderá solucionar lendo "O fantástico mistério de Feiurinha"!
Por falar em ler, você já experimentou procurar livros na(s) biblioteca(s) de sua cidade?
É uma atividade muito prazerosa, divertida e extremamente enriquecedora, afinal, não é todo dia que você entra num local onde é possível visitar milhares de lugares surpreendentes e conhecer pessoas que você nunca imaginaria conhecer! Até a próxima! Ótima leitura pra você!
Por Leandro Ricetto - Estudante de Letras da USP e fascinado pelo mundo das palavras...